Projeto no Instituto Brasília Ambiental

Transformação Digital no IBRAM: Agilidade e Eficiência na Gestão Ambiental com a Singular

Conheça a Revolução Tecnológica que Agilizou Processos e Melhorou o Atendimento ao Cidadão no IBRAM

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) enfrentava grandes desafios na comunicação com os cidadãos e na gestão de licenças ambientais. Os processos eram parcialmente digitais com requisições feitas via e-mail e consequentemente lentos, com dificuldade de gestão, além de muitas vezes, faltar as informações corretas e. A falta de controle sobre as renovações das licenças dificultava o cumprimento das normas ambientais.

Para resolver esses problemas, o IBRAM criou o sistema Harpia para licenciamento ambiental digital, desenvolvido pela Singular utilizando a plataforma NO-CODE Singular Studio. A solução permitiu que os cidadãos acessassem o sistema de qualquer dispositivo e fizessem suas solicitações por meio de um formulário intuitivo e dinâmico, com 380 tipos de campos e anexos para atender todos os cenários de licenciamento do órgão. O sistema conta com filtros e validações que facilitam a análise das solicitações pelo IBRAM e a emissão automática de diferentes tipos de licenças, bem como coordena o tramite do pedido dento do órgão.

Entre as principais funcionalidades estão a automação de cálculos, geração de boletos, integração com API bancária do BRB, gestão de prazos com envio de avisos automáticos por e-mail, gestão de relatórios, solicitação de documentos e fluxo de negócios, além da integração com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e outros sistemas internos do IBRAM. Não menos importante, o Harpia criou uma base corporativa de licenciamento ambiental para o órgão. Apesar dos desafios iniciais, como a definição do fluxo de trabalho, a implementação foi bem-sucedida.

Nos primeiros sete meses, o IBRAM registrou 257 solicitações de licenciamento, com 838 usuários externos cadastrados e 184 usuários internos. O feedback foi extremamente positivo, com a percepção de satisfação e uma curva de aprendizado eficiente para os usuários. O prazo para licenciamentos que demorariam 3 meses para serem aprovados, foi reduzido para 1 mês, ao mesmo tempo que o volume de entrega dos servidores aumentaram.

Alex Costa, chefe da Unidade de Gestão de Tecnologia da Informação (Ugin) do IBRAM, destacou a importância da solução para a eficiência do órgão: “A implantação do sistema Harpia em nosso órgão foi um sucesso. O sistema permitiu uma interação dinâmica e transparente com o usuário externo. A automação dos cálculos de licenciamento ambiental e da geração de boletos eliminou erros e acelerou significativamente nossos procedimentos. Como resultado, observamos uma melhora substancial no atendimento ao cidadão, com processos mais rápidos e informações mais acessíveis. O Harpia não apenas otimizou nossos processos internos, mas também transformou positivamente nossa capacidade de servir ao público, representando um marco importante na modernização de nossos serviços.”

Além disso, o órgão teve uma grande economicidade ao adotar a plataforma no-code da Singular. Para projetos como esse, utilizando desenvolvimento tradicional, o valor de investimento seria de aproximadamente 1,4mi com base nos valores praticados no mercado. Com a automação da plataforma Singular o IBRAM investiu 89% a menos.

O IBRAM planeja expandir o uso da solução de licenciamento para outras áreas para aprimorar a gestão e controle por meio da plataforma Singular.

“Estou extremamente orgulhoso do impacto que nossa solução trouxe para o IBRAM. A implementação do licenciamento ambiental no sistema Harpia reflete nosso compromisso em facilitar a vida das pessoas e apoiar a gestão pública. Esta é apenas uma de muitas histórias de sucesso que estamos construindo”, complementa Daniel Bordin, CEO da Singular.

Essa parceria mostra como a tecnologia pode transformar processos manuais em sistemas ágeis e eficientes, beneficiando servidores e cidadãos.

Tudo isso demonstra como a tecnologia pode ser um catalisador para a transformação digital no setor público, trazendo benefícios tangíveis para a gestão ambiental e a interação com a sociedade.

SOBRE O IBRAM: O Brasília Ambiental foi criado em 28 de maio de 2007, para ser o órgão executor de políticas públicas ambientais e de recursos hídricos no Distrito Federal. Possui autonomia administrativa e financeira, podendo celebrar contratos, acordos e convênios com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. É uma autarquia vinculada Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Saiba mais em: www.ibram.df.gov.br

SOBRE A SINGULAR: Somos uma GOVTech que entende os desafios do setor público e oferece soluções inovadoras para a automação rápida e simplificada de processos governamentais.