Singular GovTech acelera a Transformação Digital da Prefeitura de Campinas com o processamento de mais de 7 mil processos ao mês na nova plataforma de atendimento ao cidadão
A Prefeitura de Campinas enfrentava grandes desafios na gestão do atendimento ao cidadão, desde processos ainda analógicos a outros, mesmo já digitais, porém obsoletos. Com isso, a eficiência e a satisfação no atendimento estavam comprometidas.
A necessidade era clara: modernizar e automatizar os serviços, especialmente no atendimento municipal via telefone através do número 156, dentre alvarás e cadastramento de glebas, que dependiam de impressões de formulários e visitas presenciais dos cidadãos na prefeitura.
Em parceria com o IMA, foi implementada uma solução robusta de automação utilizando o Singular Studio. A plataforma permitiu a integração com o SEI! e com o sistema de login e selos digitais do GOV.BR, além de junto, também o processo de certificações e assinaturas digitais.
A solução possibilitou que o atendimento 156 fosse realizado online, e processos internos, que antes exigiam interação presencial, agora fossem completados digitalmente. Além destes resultados, também houve um ganho de autonomia da própria equipe de TI da prefeitura, que além de ter se envolvido diretamente no desenvolvimento do sistema, também obteve a autonomia de prover manutenção das soluções desenvolvidas na plataforma, garantindo agilidade e assertividade.
O sucesso da implementação começou com um treinamento e uma mentoria para as equipes de TI da prefeitura e do IMA, capacitando-os a lidar com o desenvolvimento de automações mais complexas pelo Singular Studio. A validação veio com o sucesso da integração com sistemas legados e APIs governamentais, como o SEI!, incluindo a atualização de versões, do SEI 3.x para o SEI 4.x.
O que diz Rogério Amarante, Diretor de Tecnologia da Prefeitura de Campinas:
“Essa solução permite a criação e ajustes rápidos de formulários e de fluxos de trabalho, integra-se facilmente com os sistemas existentes e assim evita fragmentação das informações. Além disso, ela automatiza as tarefas manuais repetitivas, liberando os colaboradores para atividades mais estratégicas. A tecnologia tem uma interface intuitiva e amigável. Além disso, a solução é escalável, atendendo às necessidades atuais e sendo capaz de crescer junto com a organização. E um ponto importante que foi decisivo nesta nova implementação foi a compatibilidade nativa ao sistema SEI, amplamente utilizado no Brasil”
O resultado surpreendeu, mais de 10 mil processos estão sendo atendidos mensalmente pela prefeitura por meio dessa solução, impactando diretamente mais de 73 mil usuários cadastrados. Com mais de 30 tipos de processos e 150 mil documentos automatizados no SEI!, a tecnologia da plataforma Singular se tornou um pilar no desenvolvimento de solução de atendimento ao cidadão, melhorando significativamente a eficiência e a satisfação do usuário.
A solução superou as expectativas do órgão, com 1.000 usuários internos, além dos 73 mil munícipes cadastrados beneficiados pela automação e digitalização dos processos em respectivo.
Vinicius Nunes, Sócio e CTO da Singular GovTech:
“Para a Singular, este projeto representa um marco na nossa missão de inovar o serviço público por meio da tecnologia. Foi um grande passo não apenas em termos de tecnologia, mas também em termos de transformação cultural dentro das organizações. A parceria com o IMA foi fundamental para alcançarmos um novo patamar de eficiência e atendimento ao cidadão de Campinas. Estamos orgulhosos de contribuir para um futuro mais digital e acessível para todos.”
A Singular GovTech segue comprometida com a inovação que gera impacto real, com soluções no-code aplicadas de forma estruturada que transformam a forma como o setor público desenvolve e entrega serviços à sociedade.